sábado, 20 de outubro de 2012

Mineração FERBASA


Ciente da importância da atividade de mineração para a economia do país, buscamos operar os processos de forma a minimizar os impactos de nossas atividades mineiras. E por reconhecer que os recursos minerais são finitos, procuramos harmonizar o desenvolvimento econômico e a prática de ações sociais, promovendo a cidadania e o desenvolvimento sustentado.
A FERBASA opera, atualmente, na exploração de cromita em dois grupamentos mineiros, situados na região Centro-Norte do estado da Bahia, distando 90 km um do outro: o distrito cromitífero do Vale do Jacurici, com 15 minas, com extensão norte/sul, da ordem de 120 km; e o de Campo Formoso, com 9 minas. Suas minas principais são a de Pedrinhas, em Campo Formoso, e a Ipueira, localizada no município de Andorinha.
  • A mina Pedrinhas começou sua operação em 1961, pelo método de lavra a céu aberto, que continua até os dias de hoje, movimentando cerca de 1.000.000 m3 de material “in situ” por ano. Seus produtos são o hard lump e concentrado de cromita (teor metalúrgico), totalizando uma produção de 120.000t/ano.
  • A mina Ipueira iniciou sua produção de minério de cromo em 1973, com o método de lavra a céu aberto. Atualmente, são produzidas 880.000t/ano de run of mine (ROM), através de lavra subterrânea, utilizando-se do método sublevel caving e sublevel open stope. Seus produtos são o hard lump - 276.000t/ano; areia de cromita (teor de fundição) - 24.000t/ano; concentrado de cromita (teor metalúrgico) - 48.000t/ano. A Companhia detém os direitos minerários sobre aproximadamente 85% das reservas de cromita do Brasil, localizadas aproximadamente 430 km do porto de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário